O Fórum Paulista de Educação Infantil é uma instância comprometida com a Educação Infantil tanto no que se refere a assegurar o acesso a um atendimento de qualidade a todas as crianças de 0 a 6 anos quanto em fortalecer esse campo de conhecimentos e de atuação profissional no Estado de São Paulo.



FPEI - Criança é para Brincar e continuar brilhando!

A atual gestão do FPEI - "Criança é para brincar e continuar brincando" foi eleita no último COPEDI, em novembro de 2015 e pretende dar continuidade às ações das gestões (2009 - 2012 e 2012-2015). Somos um grupo que se constitui como um coletivo que pensa o FPEI e pretende atuar dentro dele tendo como tripé: POLÍTICAS/ PESQUISAS/ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Articulando nestas três frentes os diversos atores sociais que pensam, lutam e constroem direitos das crianças pequenas a uma Educação Infantil de qualidade.


sábado, 21 de abril de 2012

Vem aí, o Seminário Internacional de Educação Infantil e Contribuições dos Estudos da Infância

O Seminário Internacional de Educação Infantil e Contribuições dos Estudos da Infância tem, por finalidade, reunir pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais das redes de ensino, para firmar e ampliar o intercâmbio entre pessoas e instituições interessadas nas questões referentes aos estudos sobre crianças e as infâncias vividas por elas. O interesse crescente de pesquisadores sobre a infância e a compreensão cada vez mais abrangente a respeito da infância como uma fase da vida dotada de especificidade e com fundamental importância para a constituição da identidade humana, tanto do ponto de vista subjetivo como social, tem levado os educadores a dedicar um considerável esforço para ampliar a compreensão desta fase da vida e estabelecer, em consequência, propostas educativas que atendam às necessidades da especificidade de ser criança e que orientem a organização de espaços educacionais propícios a tal finalidade. Este fato reflete uma inquietação gestada nos últimos anos, sobretudo nas escolas de formação, mas possui também contribuições oriundas do interior dos próprios sistemas educacionais que mantêm as creches e as pré-escolas. No cerne destas preocupações os próprios estudiosos da área já convergem para um entendimento de que é imprescindível buscar a contribuição de diferentes áreas do conhecimento para compor a abrangência necessária à compreensão do fenômeno educacional, especialmente quando se trata da educação de crianças, mais ainda de crianças de pouca idade. A realização do Seminário aposta na necessidade de romper as fronteiras disciplinares e promover uma interlocução permanente entre os diferentes campos do conhecimento que se ocupam das infâncias e das crianças. O Seminário pretende reunir cerca de 1300 participantes, com uma programação intensa durante 3 dias, tendo os seguintes eixos temáticos: “Perspectivas dos Estudos Sociais da Infancia” "Educação Infantil: as Políticas Públicas Pós LDB – perspectivas recentes” “Educação e Infância: As contribuições das Ciências Sociais” “Educação Infantil: Comunicação e Arte” “Investigação e Metodologias participativas com crianças”

Um comentário:

  1. Gostaria de participar do FPEI - Criança é para Brilhar! No entanto desejo receber mais informações sobre tal assunto, como faço pra me inscrever e participar ativamente.
    Aguardo retorno breve...
    Meu email para contato é cintia_patti@hotmail.com
    Desde já agradeço e espero ansiosamente contato vindo de vocês...
    Atenciosamente...
    Cíntia Isabel Patti

    ResponderExcluir