O Fórum Paulista de Educação Infantil é uma instância comprometida com a Educação Infantil tanto no que se refere a assegurar o acesso a um atendimento de qualidade a todas as crianças de 0 a 6 anos quanto em fortalecer esse campo de conhecimentos e de atuação profissional no Estado de São Paulo.



FPEI - Criança é para Brincar e continuar brilhando!

A atual gestão do FPEI - "Criança é para brincar e continuar brilhando" foi eleita no último COPEDI, em setembro de 2012 e pretende dar continuidade às ações da gestão "Criança é para Brilhar" (2009 - 2012). Somos um grupo que se constitui como um coletivo que pensa o FPEI e pretende atuar dentro dele tendo como tripé: POLÍTICAS/ PESQUISAS/ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Articulando nestas três frentes os diversos atores sociais que pensam, lutam e constroem direitos das crianças pequenas a uma Educação Infantil de qualidade.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FPEI 2012 – 2015 GESTÃO “CRIANÇA É PARA BRINCAR E CONTINUAR BRILHANDO”!


SÃO NOSSAS BANDEIRAS DE LUTA:

*  A valorização e reconhecimento do/da profissional docente na Educação Infantil, com formação específica para atuar em creches e pré-escolas e crítica à deliberação CEE nº111/2012;
*  Formação adequada para atuar com crianças de 0 a 6 aos  profissionais não docentes.
*  Indissociabilidade do cuidar-educar, inerentes à profissão docente.
*  Lutar pelos direitos das crianças, atuar junto ao MIEIB e dialogar com as três esferas de poder (judiciário, legislativo e executivo) para obter melhorias efetivas para Educação Infantil, incluindo a aprovação do PNE com 10% do PIB para a Educação;
*  Insistir na manutenção da primeira etapa da etapa da educação da Educação Básica, para crianças de 0 a 6 anos, sem separar a creche da pré-escola, financiadas pelo Fundeb. Contra o fim da Educação infantil!
*  Lutar por uma Lei de responsabilidade Educacional, de modo que os gastos em educação não sejam computados na Lei de Responsabilidade Fiscal;
*  Atuar nas esferas locais e regionais, fortalecendo os Fóruns regionais e municipais, expandindo a atuação do Fórum no estado de São Paulo;
*  Participar dos debates sobre educação urbana, rural, ribeirinha, indígena e quilombola;
*  Apoiar às ações que visem a educação das relações étnicorraciais;
*  Promover ações contra as diferentes formas de discriminação: classe, gênero, etnia, raça;
*  Lutar pela reconfiguração do Conselho Estadual de Educação, aumentando a representatividade da sociedade civil;
*  Nessa perspectiva constituímos o FPEI como um espaço de atuação e discussão constituído pelo tripé: Políticas, Pesquisas e Práticas Pedagógicas. Consideramos a Educação Infantil como espaço de desenvolvimento Integral da criança e produção de culturas infantis; um espaço privilegiado de socialização e participação da construção da realidade social. Assim, devemos também nos posicionar contra as propostas de avaliação que tem sido apresentadas e contrapor o uso de apostilas na educação infantil.

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