O Fórum Paulista de Educação Infantil é uma instância comprometida com a Educação Infantil tanto no que se refere a assegurar o acesso a um atendimento de qualidade a todas as crianças de 0 a 6 anos quanto em fortalecer esse campo de conhecimentos e de atuação profissional no Estado de São Paulo.



FPEI - Criança é para Brincar e continuar brilhando!

A atual gestão do FPEI - "Criança é para brincar e continuar brilhando" foi eleita no último COPEDI, em setembro de 2012 e pretende dar continuidade às ações da gestão "Criança é para Brilhar" (2009 - 2012). Somos um grupo que se constitui como um coletivo que pensa o FPEI e pretende atuar dentro dele tendo como tripé: POLÍTICAS/ PESQUISAS/ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Articulando nestas três frentes os diversos atores sociais que pensam, lutam e constroem direitos das crianças pequenas a uma Educação Infantil de qualidade.


sábado, 24 de setembro de 2011

A Promoção da Igualdade racial na Educação Infantil

A revisão das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil no ano de 2009, reafirma o que já constava de outras normativas sobre a necessidade de as instituições de atendimento às crianças pequenas assegurarem em sua proposta pedagógica o acesso às contribuições dos povos negros em diferentes instâncias, de modo que se constitua de fato, num direito de todas as crianças independente de seu pertencimento racial bem como contribua para a construção da identidade positiva das crianças negras.
Neste sentido, estabeleceu-se um Plano de Cooperação Técnica entre Secretária de Educação Básica (SEB/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja execução é compartilhada com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), tendo como uma de suas ações a formação da Rede Nacional para a Igualdade racial na Educação Infantil.
Este plano tem como objetivo principal oferecer conteúdos e subsídios para professores e gestores comprometidos com uma educação pautada na igualdade racial ao mesmo tempo em que preenche uma lacuna em relação à LDB alterada pela Lei 10.639 de 2003, que às vezes é entendida como não aplicável à Educação Infantil.
A Rede Nacional para a Igualdade racial na Educação Infantil tem como uma das primeiras iniciativas deflagrar o debate e elaboração coletiva de uma proposta provisoriamente intitulada “Orientações Curriculares para a Valorização da Diversidade racial na Educação Infantil”.
A Rede é voltada à formulação e execução de políticas públicas desta área, pretendendo ainda promover a divulgação dos materiais produzidos e sua implantação vem favorecendo o estabelecimento de novos contatos e novas parcerias entre educadores, gestores e pesquisadores do tema.
O debate sobre a promoção da igualdade na educação infantil está sendo realizado em cinco seminários regionais, dos quais quatro deles já ocorreram: em Belo Horizonte, Belém, Recife, Curitiba. O Seminário de São Paulo (Nacional), está previsto para novembro e contará com o apoio do Fórum Paulista de Educação Infantil.

Os seminários foram concebidos e mobilizados com a participação direta dos Foruns de educação infantil e MIEIB, e contaram com presença da Rita Coelho, coordenadora de Educação Infantil (COEDI/MEC); Hédio Silva Jr.e Maria Aparecida Silva Bento, diretores executivos do CEERT; Lucimar Rosa Dias, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Walter Silvério da UFSCAR; Marly Silveira, da Universidade de Brasília (UnB) e outros.

Aguardem informações sobre o Seminário de São Paulo!

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